Em tempos de Pandemias os Equipamentos de Proteção são fundamentais



Nesse momento em que os dados sobre o novo Coronavírus tomam conta das manchetes da imprensa e a população busca informações de como realmente se proteger, precisamos ter o cuidado e a responsabilidade de só repassarmos informações que tenham fundamento e que não coloquem ainda mais a segurança das pessoas em risco.

Os principais equipamentos para proteção são, com certeza, máscaras, luvas e as roupas de proteção, sendo que podemos observar na imprensa que muitas pessoas estão comprando e utilizando máscaras de tecidos comuns ou mesmo TNT.

Essa iniciativa é recomendada apenas para os que não tem contato com as pessoas infectadas. Os profissionais de saúde, principalmente aqueles que irão atuar nas UTI’s em contato direto com pessoas infectadas, não podem jamais utilizar outro tipo de produto a não ser máscaras N95 e PFF2, que podem ser as “descartáveis”, bem como as semifaciais com filtros mecânicos P2.

Não podemos nos esquecer que os produtos de segurança só podem ser disponibilizados aos colaboradores se forem testados dentro das normas vigentes e por laboratórios credenciados; a ANVISA corretamente só indica para serem utilizados as máscaras N95 ou PFF2, pois somente elas tem o grau de proteção necessário para esse tipo de vírus.

Quanto à roupas de proteção, é recomendado as tipo 5 ou nível C, pois são vestimentas adequadas e que protegem realmente os nossos “Anjos da Guarda”!

CARLOS ALBERTO G. DIAS

TST - Bombeiro Civil