
Pórtico móvel com ponto de ancoragem: para que serve?
?Trabalhos em altura são responsáveis por grande parte dos acidentes de trabalho, e para reduzir e prevenir esse tipo de situação é essencial que a empresa dê importância para a área da segurança do trabalho. Ela é a responsável por garantir a qualidade de vida, conforto e saúde dos trabalhadores durante a jornada e graças a ela os acidentes são evitados.
Trabalhadores que passam seu dia a dia em indústrias, galpões logísticos, prédios comerciais e terminais de carga que trabalham em altura, precisam de equipamentos adequados para realizarem suas tarefas com segurança. O pórtico móvel com ponto de ancoragem é um equipamento que pode ser utilizado em locais onde as condições não favoreçam ou não permitam a instalação de linhas de vida fixas.
A linha de vida e o Pórtico móvel
Para entender sobre o pórtico móvel, é interessante conhecer a linha de vida, visto que ambos possuem o mesmo objetivo. Ela é um Equipamento de Proteção Coletiva, visto que pode sustentar mais de um colaborador ao mesmo tempo. É necessário que o colaborador utilize um cinto de segurança ligado ao trava-quedas em um ponto de ancoragem do equipamento. Ambos devem ser utilizados para trabalhos realizados em alturas com mais de 2 metros e que exijam movimentação segura. Com isso, caso o trabalhador escorregue ou perca o equilíbrio, o sistema irá segurá-lo e evitar que ele bata ao chão.
Tipos de linha de vida
Existem dois tipos de linha de vida, a móvel e a fixa. O primeiro tipo pode ser montado e desmontado quando necessário, já o segundo é instalado de forma que não pode ser removido posteriormente. A instalação deve ser feita por trabalhadores habilitados e capacitados para aquela tarefa, devendo realizar inspeções periódicas para verificar sua usabilidade. Tanto a linha móvel, quanto a fixa podem ser horizontais ou verticais. Veja abaixo as diferenças:
Linha de vida horizontal fixa: ele é composto por cabos de aço ou trilho metálico, sendo fixados em uma estrutura que suporte a queda do trabalhador.
Linha de vida vertical fixa: a utilização desse tipo de linha de vida é indicada para trabalhos que exigem a utilização de escadas tipo marinheiro ou escadas fixas de acesso. Seu sistema é composto por suporte superior e inferior fixados aos degraus da escada e unidos por um cabo de aço. Nesse sistema o trabalhador deve utilizar o trava-quedas para cabo de aço conectado ao cinto de segurança tipo paraquedista.
Linha de vida horizontal e vertical móvel: é um tipo de linha de vida móvel mais utilizada em trabalhos pontuais onde o uso de linha de vida fixa se torna caro pela pouca utilização. Também é utilizado em locais de atividades provisórias.
O pórtico móvel, como falaremos no próximo tópico, é indicado para locais em que não é possível realizar a instalação da linha de vida, seja ela móvel ou fixa. Muitos espaços não são considerados ideais para a instalação e caso haja a tentativa, podem até mesmo oferecer risco para a vida dos colaboradores. Sendo assim, ao optar pelo pórtico móvel com ancoragem será possível garantir que o trabalho seja realizado da maneira correta e ainda garantir a segurança e conforto do funcionário enquanto ele se movimenta.
Pórtico Móvel com ponto de ancoragem
Esse equipamento, assim como a linha de vida, promove a movimentação dos colaboradores em diversas alturas de forma segura e confortável. Sendo assim, o Pórtico Móvel com ponto de ancoragem é muito utilizado em ambientes em que a instalação da linha de vida é inviável, de pouco acesso ou para espaços em que o trabalho é realizado em pontos diferentes.
Além disso, ele é muito versátil, podendo ser utilizado em pátios em que ocorrem cargas e descargas.
Para promover total segurança aos trabalhadores durante o uso, a fabricação e montagem do equipamento devem seguir todas as especificações da NR35 (Norma Regulamentadora de Trabalhos em Altura) e também da ABNT. Além disso, não precisa ser fixado no chão, devido ao fato de ser transportável de maneira simples para qualquer lugar e ser utilizado de diversas formas.
Existem vários modelos de pórticos móveis, sendo que cada um tem as suas características que podem atender melhor aos diversos ambientes de trabalho, pois existem pórticos que chegam até 6 metros de largura, dificultando a sua movimentação em locais onde existam corredores estreitos. Também existem pórticos que podem ser transportados pelo garfo da empilhadeira onde a sua base não passa de 1,5 metros, facilitando sua locomoção através dos corredores das empresas.
Utilizar o pórtico móvel com ponto de ancoragem é uma alternativa econômica e versátil, que atende às diversas demandas do dia a dia dos trabalhadores de forma simples e sem exigir montagens complexas. Não podemos esquecer da importância de realizar treinamentos sobre o uso adequado do equipamento, para assim poder conscientizar os colaboradores de sua importância e garantir a segurança de todos.