
Segurança do trabalho: tire todas as suas dúvidas com esse artigo
?Segurança do trabalho consiste em todas as medidas, normas e ações realizadas dentro de uma empresa com intuito de prevenir possíveis acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.
Quando aplicada em conjunto e de forma séria, reduz os riscos para a saúde dos trabalhadores, mantendo um ambiente mais saudável e consciente.
O profissional dessa área tem como objetivo analisar causas de possíveis acidentes ou doenças ocupacionais e obter possíveis soluções para que novos incidentes não aconteçam.
É um setor fundamental de qualquer empresa ou instituição, já que a integridade física dos colaboradores deve vir sempre em primeiro lugar.
Dessa forma, é imprescindível que todo local de trabalho tenha profissionais qualificados em nível técnico e superior para atender as necessidades de saúde e segurança. Além de médicos e enfermeiros, de acordo com a dimensão da empresa.
Leia o artigo com atenção e tire todas as suas dúvidas sobre o setor.
Para que serve a segurança do trabalho?
Se pensarmos em uma empresa e todas as atividades que ela exerce, desde a produção até a parte administrativa, iremos encontrar características que remetem à segurança do trabalho.
Os exames admissional e demissional, por exemplo, são provas de que medidas são estabelecidas para todos os colaboradores.
Aliás, ao questionar algum funcionário sobre o setor, provavelmente ele irá lhe dizer que já participou de algum treinamento, palestra ou integração.
Investir em segurança no ambiente de trabalho é vantajoso para o empregado e para o empregador, já que com a implementação de ações preventivas, acidentes danosos à saúde do empregado, assim como, ao espaço industrial, podem ser evitados.
Para isso, é necessário comprometimento e organização de todos que trabalham naquele ambiente, sempre pensando nas condições de trabalho mais seguras.
O que o profissional de segurança do trabalho faz?
O profissional ou a equipe que atua no ramo da segurança dentro de uma empresa possui responsabilidades diversas, entre elas:
?Deve se conhecer, entregar e monitorar os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s);
?Conhecer a legislação de segurança e suas normas técnicas;
?Promover palestras, treinamentos e integrações sobre saúde, segurança e prevenção dentro do ambiente de trabalho;
?Conhecer o local de trabalho e analisar possíveis causas de acidentes, tomando medidas corretivas para evitar novos problemas;
?Empregar ações relacionadas à medicina do trabalho, como exames.
O que são normas regulamentadoras (NRs)?
O setor é regulamentado por leis do Ministério da Saúde e pela Secretaria de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia. Para que as melhores medidas cabíveis sejam seguidas em cada ambiente, são cumpridas as normas regulamentadoras, mais conhecidas como NRs.
Elas determinam quais ações devem ser praticadas de acordo com o porte da empresa, preservando a saúde e qualidade de vida dos funcionários.
Podemos citar algumas delas como:
NR-5 – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
Estabelece o funcionamento da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) a partir das regras e procedimentos adotados pelas empresas para prevenir acidentes de trabalho.
NR-6 - Equipamento de Proteção Individual - EPI
Determina a obrigatoriedade quanto ao fornecimento e uso de EPI 's por empregadores e empregados, respectivamente, no ambiente de trabalho. A NR-6 ainda lista todos os tipos de equipamentos que podem ser utilizados de acordo com cada processo.
NR-10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade
Estabelece todas as ações e medidas protetivas que aqueles que trabalham com eletricidade devem seguir, a fim de reduzir riscos quanto a acidentes causados por choques elétricos.
NR-16 – Atividades e Operações Perigosas
Para os colaboradores que realizam trabalho em situações perigosas, a NR-16 estabelece responsabilidades e direitos próprios, sendo que, a partir do grau de exposição, o trabalhador pode ter direito a um salário adicional.
NR-23 - Proteção contra incêndios
A norma deve ser cumprida por todas as empresas, a fim de preservar a vida dos colaboradores em casos de incêndio. Sinalizações, indicações de saída e saídas de emergência são algumas das medidas que devem ser implementadas.
NR-26 - Sinalização de segurança
Aponta que deve haver sinalização nos locais de trabalho indicando zonas de perigo através do uso de cores. Essa medida auxilia na manutenção de um ambiente mais organizado e previne acidentes ocupacionais.
NR 28 – Fiscalização e Penalidades
Trata sobre as diretrizes de fiscalização trabalhista da Segurança e Medicina do Trabalho nas empresas, assim como, as penalidades resultantes do não cumprimento das NRs.
Conclusão
A segurança do trabalho, como você viu, é um dos setores essenciais de qualquer empresa ou organização.
Ela estabelece e fiscaliza o espaço para que ele seja o mais seguro possível, além de atuar diretamente na prevenção de acidentes de trabalho e casos de doenças ocupacionais.
As medidas aplicadas também ajudam a reduzir custos e evitar problemas com operações e colaboradores.
Tudo isso de forma regulamentada e fiscalizada pelos órgãos competentes, através das NRs, transmitindo ainda mais confiança e credibilidade ao processo.